471 visualizações
Projeto multidisciplinar construído sob estrutura literária – a fábula de Aplique de Carne – que reúne artes plásticas, cinema, performance e rock and roll.
Parceria dos artistas Alexandre Vogler, Botika e Paulo Tiefenthaler, Aplique de Carne foi apresentado em Belo Horizonte, em março de 2013, gerando ainda um livro ilustrado e um LP vinil com as peças sonoras do projeto.
Aplique de Carne caracteriza-se como uma grande instalação ativada por uma peça de teatro musical. Nesse contexto esculturas de látex, recursos áudio-visuais, uma pequena estrutura de banda de rock, um lago, hortas de couve, máquinas de karaokê e uma escola infantil configuram o universo idílico da protagonista.
Nascida numa comunidade ribeirinha do médio Amazonas, Aplique de Carne cresce em total harmonia com a natureza. No entanto um aspecto a difere dos gêneros ordinários de nossa espécie: ela apresenta gigantescos lábios genitais. A ficção da “super-mulher” é narrada com recursos diversos, desde o fenômeno de seu nascimento, sua migração para o Rio de Janeiro (onde se torna uma diva pop), até sua dissolução na figura de uma Vitória-Régia.
Aplique de Carne ocupou, por uma temporada, o Galpão 5 da Funarte-BH, tendo sido o projeto realizado com fundos deste edital.