Sputnik Coró Coró. 2008
154 visualizações
Escultura construída na comunidade de São Sebastião do Coró-Coró, Amazonas, em 2008, resultado da oficina de artes oferecida àquela comunidade pelo Projeto Laboratório Flutuante / Funarte de Roosivelt Pinheiro.
Desenvolvido em conjunto com a população local, tratava-se de um foguete-satélite disposto na praça da cidade com a função de levar para o super-espaço todos os maiores desejos da pequena população daquele município. Instalado ao lado do monumento de São Sebastião, e duplicando sua forma, foi construído com material extraído da floresta e coberto de alumínio.
Durante a festa do padroeiro da cidade, foi acesa uma fogueira dentro do “foguete” e queimado ervas usadas na cultura local. A imagem de um foguete metálico construído em plena Região Amazônica, exalando uma espessa coluna de fumaça cheirosa, foi logo incorporada pelas crianças como brinquedo e pelos adultos como “espaço de namoro”.
Juntamente à escultura-foguete muitos balões pretos, de plástico e sem fogo, eram lançados pelas crianças na praça da cidade, tais como satélites artificiais que sumiam no céu do Amazonas.