1644 visualizações
Reunido em 1999, sob proposição de Alexandre Vogler, Atrocidades Maravilhosas agregou 20 artistas com a finalidade de realizar intervenções artísticas no contexto público utilizando-se, para isso, de cartazes colados em larga escala nas ruas do Rio.
Aos artistas era solicitada a criação individual de um cartaz e a sugestão de muros ou tapumes onde seriam colados. Toda a produção dos cartazes foi feita coletivamente em um atelier cedido na Fundição Progresso, resultando na impressão de milhares de serigrafias disseminadas em toda zona metropolitana do Rio de Janeiro.
O cartaz “O que os detergentes fazem com as mão de uma mulher” corresponde à participação de Alexandre Vogler no projeto e simula uma campanha comercial de esmalte de unhas. Foi disposto no Muro do Cemitério do Caju, Av. Brasil e na Lapa. O trabalho em questão foi parte integrante de sua dissertação de Mestrado “Colabore para a boa operação do transporte coletivo” no PPGAV-UFRJ.
O documentário disponível apresenta a preparação, aplicação e o resultado dos trabalhos na esfera urbana em Abril de 2000. Em 2001, convidados a integrar a mostra Panorama da Arte Brasileira,o grupo realiza intervenções na cidade de São Paulo – reunidas no documentário Atrocidade Grande.