467 visualizações
Fumacê do Descarrego
Mega defumada móvel realizada pelo coletivo Rradial, integrado por Alexandre Vogler, Luis Andrade, Ronald Duarte, Ericson Pires e Tatiana Roque.
Integrantes do grupo e artistas voluntários queimam, em cima da caçamba do caminhão em movimento, 100 kg de defumador em uma grande chaminé de metal construída sob a forma de um tablete de defumador.
A queima, inspirada nos carros-pesticidas usados na erradicação da dengue, exerce a limpeza espiritual da cidade provinda da queima das ervas que compõem o defumador – alecrim, benjoim, alfazema e mirra.
Inicialmente produzido para integrar as atividades do Colóquio Resistências, ocorrido no Cine Odeon em Outubro de 2002, o trabalho naturalmente adquiriu a forma dos antigos “corsos” do carnaval carioca (onde foliões dançavam, batucavam e cantavam em cima de carros no começo do século) e desde então defuma a cidade em longos trajetos no Carnaval carioca.
Além das datas carnavalescas, o Fumacê foi apresentado nas mostras Festival De Wereld van Witte de With, Roterdã / Holanda (2003); Carnaval da Lata / Bloco do Relógio, Pau Grande / RJ (2004 e 2005); La Nui Blanche, Paris (2005); Evento Carioca da Gema, RJ (2005); Fat Form, Amsterdam (2010); Capacete, Portikus – Frankfurt, Alemanha (2013), entre outros.